9 de fev. de 2011

Estudando os Chakras n.3 -MANIPURA

 

Manipura
(Por Miliane Tahira e Márcio Silva)
A cidade da jóia fica na região do umbigo. Distribui o ar vital samána, está associado ao plexo epigástrico, ao pâncreas e ao elemento fogo (tejas), a força expansiva e calórica.
Tem dez pétalas azuis, dentro das quais aparece um triângulo vermelho-alaranjado, representando novamente a yoni. O bíja mantra deste chakra é Ram.
Está associado às relações interpessoais, ao ego, ao poder, bem como a distribuição de energia pelo corpo. Poderia ser considerado o chacra mediador, pois está entre o primários, mas faz a conexão com os demais centros por esta distribuição de energia vital.
O manipura chakra determina indivíduos enérgicos, coléricos ou com disposição para a liderança.
As latências subconscientes que correspondem ao centro do umbigo são: raiva, irritabilidade, fascinação, ódio, medo, timidez, crueldade, inveja, ciúme, apego cego, melancolia, letargia e ânsia de poder.
Como está associado a energia geradora de vida, o sol, ganha o nome de plexo solar e é representado pelo cor amarela. Assim como essa fonte natural geradora de vida, pode ter função geradora, mantenedora ou destruidora, dependendo da intensidade como for trabalhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário