1 de abr. de 2011

O Quinto Elemento ou a Quintessência - O Éter

Os Cinco Elementos

Teoria dos Pancha Mahabuthas

Para compreender o corpo é preciso antes saber que toda a matéria do Universo, viva ou não, é constituída por 5 elementos, conhecidos como "Pancha Mahabhutas" (cinco elementos básicos): Céu ou Éter, Ar, Fogo, Água e Terra.

Estes elementos são como estados da matéria: a Terra representa o estado sólido; a Água, o líquido; o Ar, o gasoso; o Fogo, o poder de mudar o estado de qualquer substância; e o Éter, o elemento que é ao mesmo tempo a fonte de todos os outros e o espaço onde eles existem. Destes elementos, o Éter é o menos denso e a Terra a mais densa, sendo extremos da manisfestação de todas as matérias.

Os 5 elementos básicos aparecem sempre combinados de maneira inseparável na natureza; variam apenas em sua proporção relativa para conferir as qualidades diferentes de cada substância e isso permite classificá-la de acordo com o elemento mais predominante em sua estrutura. Exemplo: uma substância que, em condições normais, seja um sólido diz-se que está composta principalmente de Terra, mas os outros 4 elementos também entram na sua composição, porém em quantidades muito reduzidas. Prova disso é que se aquecermos o sólido, ele se liquefaz, manifestando o elemento Água; ao evaporar-se a Água, teríamos o elemento Ar. Toda essa metamorfose se dá no espaço, o elemento Éter, sob ação do calor e da luz do Fogo, o agente transformador.

Refletindo o Universo, nosso corpo também é composto por 5 elementos básicos. Os espaços dentro dele são manifestações do elemento Éter: espaços no nariz, na boca, no trato digestivo e no trato respiratório, no abdome, no tórax, nos vasos sanguíneos, nos tecidos e nas células. O elemento Ar é o elemento do movimento. Tudo que se movimenta no corpo, músculos, pulmões, células, impulsos nervosos, é governado pelo Ar corporal. Na natureza, o Sol é a fonte do Fogo e da luz. No ser humano, o elemento Fogo é produzido pelo metabolismo. Manisfesta-se na temperatura do corpo, na digestão, na inteligência e na visão. O elemento Água é considerado tão importante que no corpo é chamado de Água da Vida; é fundamental para o pleno funcionamento de órgãos e tecidos. Manifesta-se nos sucos digestivos, nas secreções das glândulas, no sangue. Do elemento Terra derivam todas as substâncias sólidas como a pele, cabelos, unhas, dentes, ossos, músculos e tendões.

O ser humano, porém, não é apenas produto da combinação destes 5 elementos. Ele possui o Eu imaterial. Nas palavras de Caraka, "a Terra está representada no homem pela dureza, a Água pela umidade, o Fogo pelo calor, o Ar pelo alento vital, o Éter pelos espaços e o Eu pelo espírito que mora em seu interior".

Os Sentidos

Toda esta teoria cósmica dos 5 elementos só se torna importante se compreendermos sua função de ligação entre nós e o meio que nos cerca. Esta ponte se estabelece na manifestação destes elementos nos cinco sentidos do homem, ou seja, na capacidade que temos de perceber o mundo e de interagir com ele, através de cinco ações principais que são reflexos desta percepção sensorial.

Cada elemento básico apresenta uma relação direta com os órgãos dos sentidos e os mediadores de percepção correspondentes. Assim, os elementos Éter, Ar, Fogo, Água e Terra correspondem, respectivamente, à audição/ouvido, ao tato/pele, à visão/olhos, ao paladar/língua e ao olfato/nariz. Da mesma maneira, estes elementos têm correspondência com a ação e com os órgãos da ação.


 http://conscienciastral.blogspot.com/2009/07/o-elemento-eter-quinta-essencia-ou.html

Elemento éter

O éter é uma hipotética substância, postulada pela maior parte dos cientistas até o início do século XX, que em síntese defendiam a idéia da inexistência do vácuo na natureza. Essa linha de raciocínio foi apontada como causa, por exemplo, da falta do desenvolvimento abstrato do numeral zero (0) pelos ocidentais que seguiam a tradição greco-romana.
Pela teoria científica, o Éter seria o meio de propagação da luz, assim como o ar é o meio de propagação do som. Atualmente, contudo, a existência de tal substância é rejeitada pela maior parte da comunidade científica, embora novas descobertas como a energia escura volta e meia motivem a retomada da idéia da existência do Eter ou não-vácuo cósmico.

Fonte:Wikipédia

A Quinta-Essência ou Quintessência

O Éter era descrito como o quinto elemento que preenchia o espaço vazio pelo qual a luz se propagava, constituindo o meio de propagação da luz. Exatamente, o meio de propagação da luz não seria o vazio, mas o éter, uma substância extrafísica.

Entretanto, a existência do Éter é rejeitada pela maior parte da comunidade científica, mesmo com a descoberta da energia escura que aponta para a possibilidade da existência do éter.

Aristóteles defendia que o mundo é composto por 5 elementos básicos de estruturação da natureza. Ele acreditava nos 4 elementos do planeta (Terra, Água, Ar e Fogo) e ainda em um 5º elemento hipotético - o éter. Esse quinto elemento também era conhecido como a quinta-essência ou quintessência. É o elemento presente no cosmos; o elemento oculto. Éter é um elemento não palpável, possivelmente em um estado energético alterado de uma vibração não compatível com a vibração da energia condensada (matéria).


Resumo/ Detalhes
Ponto cardeal: centro
Hora do dia: além do tempo
Estação do ano: a Roda do Ano
Cores: preto, branco e transparente
Animal: esfinge
Poder: transformar
Instrumento: caldeirão
Rege: imanência, transformação, transcedência, mudança, o vazio, dentro e fora
Sentido: audição
Plantas: visgo
Árvore: amendoeira

A quintessência é um elemento que é aceito apenas por certas linhas de raciocínio. Muitos ainda ignoram a existência dessa essência da natureza que se relaciona com todas as energias. Considerando esse elemento, há 5 elementos e não 4. Há muito para estudar sobre o tema, então vá pesquisar sobre o assunto e leia toda a informaçãom com carinho, maturidade, discernimento e responsabilidade.

3 comentários:

  1. Alguns detalhes sobre esse elemento:

    elemento elástico, onde propagam-se as ondas magnéticas. É resultante da junção de forças(ar/terra/fogo/água).
    Trnscedência do "eu inferior" para o "eu médio", o que propicia a busca do "eu superior".
    O contato consciente com o elemento é alcançado na busca espiritual,rumo a verdadeira essência, através de recursos possibilitadores, sendo a dança do ventre(bem aplicada) um deles, outros possíveis: canalização, meditação,ioga, reiki, etc.

    ResponderExcluir
  2. Faz todo sentido. A busca interior.

    ResponderExcluir