10 de jun. de 2012

A prática dos Valores Humanos e a vivência do Lúdico no Ensino superior

A prática dos Valores Humanos e a vivência do Lúdico no Ensino superior


Segue o resumo de um Artigo Acadêmico encaminhado para algumas revistas e sites.

Por Tássio Revelat

O presente artigo pretende investigar aspectos das Instituições do Ensino superior quanto à influência do paradigma cartesiano e a inflexibilidade do currículo.
Na tentativa de superar essa fragmentação acadêmica e a rigidez no currículo, bem como também na busca de exercer a sua função de responsabilidade social e de desenvolvimento humano, as universidade do Ensino Superior deverão recorrer ao campo da ludicidade e da educação em Valores Humanos com o intuito de integrar a sua vocação técnica-científica com a vocação humanista.
Constatou-se que em função de uma tradição cartesiana a maioria das Universidades do Ensino Superior ainda não consegue colocar em prática os princípios da inter e da transdisciplinaridade, sendo assim, as dificuldades e os equívocos existentes no processo de ensino-aprendizagem impedem que as mesmas formem profissionais íntegros e consciente das suas potencialidades e valores.
Conclui-se que uma Educação alicerçada nos valores humanos, na ludicidade e na transdisciplinaridade pode ser uma das possibilidades para a construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e igualitária.

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