2 de fev. de 2018

Primavera, ´símbolos e corpo feminino

Primavera, ´símbolos e corpo feminino

O homem não está na natureza. Ele é da natureza”, disse nas primeiras décadas de 1500, o médico e alquimista suíço Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus Von Hohenheinou, mais conhecido como Paracelso.
Esta relação torna-se mais estreita, quando nós voltamos para o Oriente, onde podemos ver textos como o milenar I Ching, onde em sua lógica cósmica nos diz que o homem é um microcosmo dentro de um macrocosmo.
A própria dinâmica dos átomos que compõem as células de nosso corpo é um espelho do funcionamento do universo. Em torno do seu núcleo, giram elétrons, assim como em torno do sol giram os planetas.


Primavera e Proliferação

Indica abertura para o novo, o vir a ser, a fertilidade inicial antes da descida do óvulo no corpo feminino, o preparo e a abertura , rompimento do folículo.
Segundo a médica Nicole Geovanna, na primeira metade da fase folicular, a hipófise aumenta a produção de hormônio foliculoestimulante e, como consequência, estimula o crescimento de 3 a 30 folículos, sendo que cada um dele contém um óvulo.
Porém, apenas um desses folículos continua a crescer, enquanto que os outros degeneram. A fase folicular tende a ficar mais curta, à medida que a menopausa se aproxima.
A Doutora em música Bonilla, Fabiana afirma “ Primavera, a, assim chamada, "estação das flores". 
Concretamente, é possível que, por estes dias, tenhamos notado o desabrochar de algumas flores ou mesmo o nascer do Sol cada vez mais tardio. Porém, o que conta mesmo é a nossa "primavera simbólica", que traz consigo um conjunto de atitudes e estados emocionais esperados para este tempo. A primavera é a estação em que saímos do recolhimento típico do inverno e abrimos nosso coração para acolher os dons da natureza. Caminhamos em direção ao mundo que desabrocha à nossa frente, e que nos convida a contemplá-lo em suas maravilhas. Tornamo-nos também mais receptivos aos contatos interpessoais, que se fazem propícios à expressão das alegrias deste tempo. Tudo isso porque é primavera!

Segundo Fernando Martins, terapeuta holístico. Mais do que um evento astronômico chamado de equinócio, quando o dia e a noite se igualam na duração, a primavera é uma representação da alegria, das cores, uma celebração da explosão da vida.
Nos diz a filosofia taoísta, que tudo no universo se processa em movimentos de expansão, inércia e retração. A primavera seria este movimento de expansão da natureza. As sementes lançadas ao solo através do amadurecimento dos frutos no outono (retração) germinam, na quietude do inverno (inércia) e explodem em cores vivas na primavera (expansão).
Vemos este processo também em nosso dia a dia, a cada novo passo a ser dado na vida, quando nos concentramos para planejar (retração) para decidirmos o melhor procedimento (inércia- expansão) a ser feito.
Uma estação que afeta nosso comportamento por termos nós mesmo projetados nela, sentimentos de alegria e celebração da vida.
Caminhemos, então, entre o verde e as coloridas flores não nos sentindo intrusos, mas sim, relembrando Paracelso, como um elemento que faz parte deste belo quadro. Para isto, basta que despertemos a primavera em nossos espíritos.


https://medicoresponde.com.br/poderia-explicar-fases-folicular-ovulatoria-e-luteinica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário